quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Réveillon de Aracaju terá Dudu Nobre

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (19.12) a programação oficial das celebrações de final de ano em Aracaju, capital do estado de Sergipe. 

O prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira anunciou a programação do Réveillon 2013 que todos os anos é realizado na Orla de Atalaia. 

De acordo com ele, a festa da virada terá inicio às 22h e contará com a participação do cantor Dudu Nobre, da cantora sergipana Maysa Reis e do Grupo 5 Elementos, além disso, haverá a tradicional queima de fogos com duração de 12 minutos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Museu da Gente Sergipana é eleito o melhor da Arquitetura 2012

O Museu da Gente Sergipana recebeu o prêmio O Melhor da Arquitetura 2012. A cerimônia de premiação contou com 498 projetos de todo o Brasil, sendo concedido por meio do voto do público, através de votação pela Internet e por uma equipe técnica de curadores.

O prêmio O Melhor da Arquitetura é organizado pela Revista Arquitetura & Construção e prestigia projetos arquitetônicos realizados no Brasil, destacando a criatividade dos arquitetos do país, é a primeira vez que Sergipe recebe este prêmio.

"Recebemos um prêmio nacional e isso coloca a arquitetura do estado em destaque, sendo importante frisar que quem elaborou e realizou toda a restauração foi um escritório de arquitetura do estado", comemora o Superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, que ainda fez questão de ressaltar o empenho de toda a equipe que faz parte do museu. "Esse prêmio é o trabalho de uma equipe que coloca o Museu da Gente Sergipana como importante pólo cultural por causa do seu acervo, interatividade e do desenvolvimento do turismo que é uma das atividades mais importantes na economia mundial hoje".

Fonte: Emsetur

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sergipe destaca sol e praia na Avirrp

Sergipe já confirmou presença na Avirrp 2012, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto em Ribeirão Preto (SP). Em seu estande, o estado vai destacar os seus atrativos relacionados a sol e praia. A Secretaria de Turismo e a Emsetur vão reproduzir um quiosque de coco, muito comum no estado, no estande.

“Participar de um evento como este é de grande importância para a movimentação turística de Sergipe, já quer temos em São Paulo, tanto capital, mas, principalmente o interior, um dos estados que mais emite turistas para Sergipe. E poder mostrar as nossas belezas na Avirrp, vai abrir cada vez mais espaços para que os agentes de viagem presentes na feira conheçam e divulguem o estado”, disse o secretário interino de Turismo, José Roberto de Lima.

Fonte: Mercados e Eventos

domingo, 15 de julho de 2012

Aracaju sediará a 6ª etapa do Brasileiro de Motocross

Aracaju já se prepara para receber mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), a capital vai sediar pelo segundo ano consecutivo o Brasileiro da modalidade.

O grande destaque desse ano é que, além das feras brasileiras, a prova ganha a presença de pilotos internacionais, a exemplo do espanhol Carlos Campana, grande nome do MotoCross mundial.

A 6ª etapa do campeonato será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, na pista Jurinha Lobão, considerada pelos pilotos brasileiros como uma das melhores do país por ser a única com circuito misto (saibro e areia), exigindo mais perícia dos pilotos e potência máxima das máquinas. Além disso, é a única no Brasil situada à beira mar, com vista para o Atlântico.

Mais de 250 pilotos estarão lutando pela premiação de R$ 50 mil, disponibilizada pelos organizadores e patrocinadores do evento. Segundo Juvenal Alves, presidente da Federação Sergipana de Motociclismo (FSM), e membro da diretoria da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a competição começa no sábado, 21, com a realização dos treinos de todas as categorias e competição oficial das categorias 65 CC, MX 3 e 150 CC.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sergipe será sede do maior Rally de aventura do Brasil

Com o slogan, "A verdadeira emoção lhe espera em Sergipe" irá aportar no estado uma das etapas de um dos maiores rallys do Brasil, o Mitsubishi Motor Esports 2012, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), darão todo apoio logístico para este grande evento que acontecerá no mês de agosto deste ano.

O "Rally dos 5 Elementos" já vem criando expectativas no setor turístico do estado. Com 100 veículos já inscritos de todas as parte do Brasil, o que trará, segundo o secretário de turismo Elber Batalha, um fluxo de visitantes enorme no mês de agosto para a capital sergipana.
 
O secretário esteve nesta quarta-feira, 20.06, reunido com os organizadores da etapa sergipana que estão finalizando os últimos detalhes de toda a logística como a liberação da Orla de Atalaia para a realização do evento. "Sergipe já comporta a realização de eventos deste nível. O estado não poderia ficar de fora de um evento deste porte e será uma oportunidade fantástica para mostrar as nossas riquezas naturais para todo o mundo. O rally passará por regiões turísticas típicas da capital sergipana como Aracaju, São Cristovão, Itaporanga e Estância, num percurso de mais de 100 quilômetros e promete ser um dos melhores do Brasil", ressalta o secretário.

O Mitsubishi Motor Esports acontece pelo 18º ano consecutivo, sendo que aqui em Sergipe acontecerá pela primeira vez. Serão disputadas três categorias diferentes: Graduados, Turismo e a Ligtht. O Rally contará com a cobertura da TV Globo, SPN e Esporte TV. "Estamos muito felizes com a entrada de Sergipe neste circuito e estamos preparando uma prova repleta de emoções e desafios. Além de oferecer uma excelente oportunidade de mostrar para o Brasil uma belíssima região, com muitas belezas naturais. Será um ótimo passeio para toda a família", destaca o diretor de marketing da Mitsubishi Sergipe, Jhou Rodrigues e Kennedy Fonseca, presidente do Jeep Club de Sergipe e organizadores do Rally no estado.

Mitsubishi Pró-Brasil

A Nação 4×4 da Mitsubishi também está envolvida no espírito de solidariedade e cidadania. Com a ação social Mitsubishi Pró-Brasil, foram arrecadadas mais de 750 toneladas de alimentos, em doações através das inscrições, desde 1994. Para participar das provas, os competidores fazem a doação de 30 quilos de alimentos não perecíveis e seis produtos de higiene, que são destinados a associações da cidade onde as provas são realizadas.
 
Fonte: Ascom SETUR

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Funcart potencializa o São João em Sergipe

Os festejos juninos realizados pelo Governo de Sergipe em 2012 têm um significado especial para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Isso porque, pela primeira vez, boa parte da programação artística desse ano (que é 100% sergipana), foi custeada com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), administrado pela Secult e pelo Conselho Estadual de Cultura.

Até o ano passado, os festejos do Arraiá do Povo, Gonzagão e Centro de Criatividade tinham seus músicos, grupos folclóricos e trios pé-de-serra pagos pelo Fundo de Estadual de Patrocínio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Esta é a primeira vez que a verba destinada ao pagamento desses cachês é originada do Funcart, fundo que era praticamente inutilizado antes da chegada de Marcelo Déda ao Governo do Estado.

Essa realidade mudou e a secretaria potencializou o Fundo e o transformou em uma verdadeira ferramenta em prol da cultura sergipana. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, essa foi uma de suas prioridades ao assumir a pasta.
“Diante da necessidade de fomentar as atividades culturais do nosso Estado e de um orçamento limitado, o Funcart emergiu como uma base de sustentação sólida para as nossas ações, uma vez que ele nos permite executar vários projetos, independente do orçamento da secretaria”, explica a secretária.

Eloísa ressalta ainda que a utilização dos recursos do Fundo para financiar eventos que dialogam com a identidade cultural do sergipano tem um grande simbolismo. “Trata-se de um aporte de R$ 350 mil, e esse recurso será totalmente utilizado para a contratação de quadrilhas, bandas de pífano, grupos folclóricos e trios pé-de-serra sergipanos, ou seja, é um reordenamento do papel que o Funcart tinha junto à Secretaria de Cultura”, finaliza a secretária.

Aprovação no Conselho


A professora Aglaé Fontes, membro do Conselho Estadual de Cultura, destacou a importância do Funcart na realização dessa festa, e parabenizou ainda, junto aos outros membros do Conselho, a iniciativa da secretária Eloísa e a equipe da Secult, em optar por uma programação 100% sergipana.

“Quando o dinheiro público retorna em benefício do próprio público é uma coisa muito boa numa gestão. Então esse dinheiro do Funcart ser aplicado para que atividades culturais sejam realizadas com artistas sergipanos, é muito importante”, parabenizou Aglaé. A historiadora destacou ainda que o gestor público tem a obrigação de oferecer coisas de qualidade e de defender a cultura de Sergipe.

Sobre o Funcart

O Funcart visa aumentar a capacidade de captação de recursos e ampliar os investimentos na política cultural do Governo. Seus fins são diversos, englobando desde a construção e reforma de espaços culturais até o fomento e incentivo das mais diversas linguagens de cultura. Além disso, outras ações são realizadas com o Fundo, como a publicação de livros, aquisição de novos materiais para as bibliotecas públicas e restauração de imóveis tombados.

O Funcart é composto por recursos específicos para a área da Cultura, como aluguel dos teatros e bibliotecas públicas para fins particulares e doações de pessoas físicas e jurídicas.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Barco do Forró oferece atrativos a sergipanos e turistas

Que tal conhecer as belas paisagens naturais sergipanas ao som da mais autêntica música nordestina? Isso é possível, pois já está aberta mais uma temporada do Barco do Forró. O lançamento oficial do projeto para a imprensa e o trade turístico foi realizado nesta quinta-feira, 14, na Orla Pôr do Sol.
O Barco é um catamarã com capacidade para 60 pessoas que percorrerá, de terça a domingo, os rios Sergipe e Vaza Barris. Durante o trajeto, trios pé de serra animarão os passageiros, que também podem aprender a dançar um bom forró graças a presença de bailarinos. Comidas típicas servem de aperitivo para os visitantes entrarem no clima junino.
“Estamos potencializando esses passeios oferecendo um atrativo cultural: o nosso forró. É mais um produto criado para divulgar o estado junto aos turistas e também serve para que os próprios sergipanos possam conhecer um pouco mais sobre a sua terra”, explica o secretário de Turismo, Élber Batalha Filho.
Serão promovidos até 1° de julho  quatro passeios diários. Dois deles têm início no Pier do Crase, localizado na Avenida Ivo do Prado, e partem sempre às 10h e 15h, percorrendo as margens do Rio Sergipe. Os demais são iniciados na Orla Pôr do Sol, às 9h e 14hs, e propiciam a navegação pelo Rio Vaza Barris.
Aprovação
Representantes do trade turístico elogiaram a criação do Barco do Forró. Para a executiva de Contas do Meps Hotel, Kamilla Rollemberg, o produto será útil para as empresas ampliarem a divulgação do chamado ‘Destino Sergipe’.
“ Essa iniciativa é importante porque cria um diferencial em relação àquilo que já existe nos outros estados. Vamos oferecer esse atrativo aos hóspedes e temos a certeza de que ele será bem aceito. Acreditamos que isso também propiciará o retorno desse público aos hotéis”.
A mesma opinião tem os representantes das empresas aéreas. Janaina Linhares, gerente da Azul, reforça o caráter inovador da iniciativa. “ Já tive a oportunidade de conhecer vários lugares no país e não vi nada igual ao que temos aqui. O modelo reúne música de qualidade, belas paisagens, animação e segurança, um conjunto de atrativos que encanta qualquer visitante”.
Em 2011, diante dos inúmeros pedidos dos turistas, o projeto foi estendido até o dia 15 de julho. Segundo o secretário Elber Batalha, a expectativa é que o mesmo aconteça este ano.

Fonte: Infonet

  

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Barco de fogo é atração à parte em Estância

Conhecida nacionalmente pela grande quantidade de competições com fogos de artifícios, a cidade de Estância carrega símbolos tradicionais e bastante peculiares para a tradição junina. A famosa guerra de espadas e o tradicional barco de fogo foram as grandes atrações deste domingo, 10.
A guerra de espadas contou com a presença de fogueteiros profissionais e pessoas do público que entraram na brincadeira no meio da avenida. Devidamente protegidos com luvas, os fogueteiros encantaram o público com uma bela demonstração de efeitos com as famosas espadas.
De acordo com o fogueteiro e barqueiro, Adenilson da Conceição, conhecido como Cride, desde a infância ele já brincava com os fogos de artifício. “Eu atuo como barqueiro e fogueteiro profissionalmente há 22 anos, mas brinco com os fogos há muito mais tempo que isso. É o meu trabalho, mas é também um prazer”, disse.
Barco de fogo
Elaborado com madeira leve e carregado de diversos tipos de fogos de artifícios, o barco de fogo é lembrado em todo o país como uma das atrações principais dos festejos juninos em Sergipe. Este ícone do São João do estado possui tanta importância dentro da cultura junina de Estância, que no dia 11 de junho, é comemorado oficialmente no município, o dia do barco de fogo.

O barqueiro Carlos Roberto Conceição explica que a montagem do barco requer muita concentração e dedicação. “Eu aprendi olhando os barqueiros antigos, e é uma técnica que requer muito cuidado, e muita dedicação também, pois somos profissionais e participamos de concursos, por isso temos que mostrar sempre o melhor para as pessoas”, explicou o barqueiro que já levou sua obra para diversas cidades do Brasil, a exemplo de Maceió, Curitiba e Montes Claros.
Com a duração de alguns segundos e um percurso de aproximadamente 300 metros, o barco de fogo chama a atenção do público local pela explosão de cores e brilhos que traz por onde passa. Para o operário Sérgio Luis, o barco de fogo representa a tradição junina do município que deve ser divulgada não só no estado, como em todo o país.
“Eu não me canso de ver as apresentações e sempre faço questão de tirar muitas fotos para mostrar aos meus colegas e amigos que moram em outras cidades do país. Temos que divulgar o que é nosso, ainda mais essa riqueza que é o barco de fogo”, finalizou.
Foram três apresentações de barcos de fogo e aproximadamente 20 espadas soltas na rua durante a programação deste domingo.

Fonte: Por Díjna Torres (Portal Infonet)

sábado, 19 de maio de 2012

Prefeito anuncia programação do Forró Caju 2012

Músicos, artistas, comunicadores, patrocinadores, representantes do trade turístico e autoridades marcaram presença no café da manhã promovido na manhã desta sexta-feira, 18, na Casa de Forró Cariri, localizada na orla de Atalaia, para conhecer a programação do  Forró Caju 2012. Com o tema "100 anos do rei do baião", a festa, que acontece de 15 a 29 de junho homenageia Luiz Gonzaga, o maior ícone do forró de todos os tempos.                

Ao longo dos 14 dias de festa, centenas de atrações locais e nacionais divididas em três palcos irão animar o maior São João do país, que será realizado na tradicional praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os mercados municipais. A prefeitura irá montar uma grande estrutura composta ainda por camarotes, praça de alimentação com bares e restaurantes, espaço para apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra, mini-hospital, camarote reservados para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção e  banheiros químicos.

Em seu último Forró Caju como chefe do executivo municipal, Edvaldo Nogueira lembrou que, no ano de 2000, quando Marcelo Déda assumiu a prefeitura tendo ele como vice, o Forró Caju era uma festa pequena e sem nenhuma visibilidade no cenário nacional. "O Forró Caju estava na UTI e nós resgatamos a festa e a transformamos no maior evento de forró e de musica popular do país. É um evento que mudou a cara da nossa cidade, melhorou fluxo turístico e que aquece a economia", destacou.
"Para mim é uma grande alegria ter contribuído com a ascensão dessa festa que é hoje um dos maiores eventos do país, superando festas tradicionais como as realizadas em Campinha Grande e Caruaru. A festa cresce à cada ano, transformando Aracaju se transformou em um grande polo de atração turística e de geração de emprego e renda: hotéis e pousadas vão estar lotados, taxistas, costureiras, comerciantes de comidas típicas e tantos outros vão ganhar um rendimento extra", lembrou Edvaldo, enfatizando que o Forró Caju incentiva o desenvolvimento da economia do estado.

Programação
Falando sobre a programação Edvaldo ressaltou que, mais uma vez, a prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, trabalhou para agradar a todos os forrozeiros. "Tem forró para todos os gostos: do tradicional pé-de-serra, ao forró eletrônico. Todo ano fazemos um grande esforço parra diversificar as atrações, agradando a todos os públicos, mas mantendo a tradição histórica sem deixar com que a festa perca a sua essência que é o forró", frisou.
Presente à apresentação da festa, o músico Erivaldo de Carira elogiou a prefeitura pela grandiosidade da festa e pelo fato de que mais de 70% das atrações, são artistas da terra. "Tenho certeza de que o Forró Caju é uma o maior são João do Brasil e o artista sergipano todo ano está lá no palco, mantendo viva a nossa tradição. Parabéns ao prefeito Edvaldo Nogueira pela festa e por prestigiar a prata da casa", disse, prometendo realizar um grande show que será marcado pelo autêntico forró em homenagem aos 100 anos do Rei do Baião.

Apoio
Estarão envolvidos no suporte ao evento a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Polícia Militar e Polícia Civil; Conselho Tutelar; Guarda Municipal; Vigilância Sanitária; Conselhos de Direitos; Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); e Corpo de Bombeiros.

Fórum e Marinete
Além de shows, apresentações de quadrilhas e de trios pé-de-serra, a programação conta ainda com atividades paralelas tradicionais que fazem parte do calendário de eventos juninos de Aracaju como o Fórum do Forró e a Marinete do Forró. O XI Fórum do Forró será realizado nos dias 5 e 6 de junho e irá homenagear o centenário de Luiz Gonzaga.  Já a Tradicional Marinete do Forró circula de 15 a 30 de junho pelas ruas da  capital, fazendo a festa de turistas e moradores que poderão circular pelos principais pontos turísticos da cidade ao som do tradicional forró pé de serra.

Presenças
Participaram do lançamento do Forró Caju 2012, o deputado Federal Valadares Filho; o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha; o presidente da Câmara de Vereadores, Emannuel Nascimento; os vereadores Míriam Ribeiro, Danilo Segundo, Karla Trindade e Valdir Santos; os secretários municipais Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete); Marcos Cardoso (Comunicação), Rômulo Rodrigues (Participação Popular); Fábio Silva (Emsurb); Stella Maris (Saúde); Waldoíson Leite (Funcaju); além de patrocinadores e artistas.

Fonte: Ascom PMA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto Freguesia conta com diferentes ritmos neste final de semana

Diversos eventos culturais agitam os finais de semana da capital sergipana. O Projeto Freguesia, uma realização da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), leva música para Aracaju com atrações locais. Neste sábado, 5, a Feira do Aratipe, na Orla de Atalaia recebe a banda Pé Quente do Forró a partir da 20h. No domingo, 6, é a vez de Elvis Boa Morte e os Boas Vidas contagiarem o público, às 18h, na Praça Tobias Barreto.

Com seis anos de estrada, a banda Pé Quente do Forró toca o verdadeiro forró pé de serra, composta por sete integrantes, em seu repertório eles trazem músicas de grandes nomes do autêntico forró nordestino, como Luiz Gonzaga e Elba Ramalho, além de músicas de composição da banda.

Indo do forró ao som alternativo, no domingo é a vez do público da Praça Tobias Barreto aproveitar o que a música sergipana tem de melhor, com o grupo Elvis Boa Morte e os Boas Vidas. Formado em 2009, a banda tem no repertório músicas de Odair José, Mano Chao, Tim Maia e André Abujamra.

Realização
Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), o Projeto Freguesia consiste na promoção de atividades artísticas em feiras de comidas típicas e artesanato. O projeto foi criado com o intuito de dar mais visibilidade à gastronomia, ao artesanato e a música sergipana, além de trazer mais frequentadores às feiras livres e praças da capital.

Fonte: Asscom/PMA

sábado, 14 de abril de 2012

Festas religiosas sergipanas foram destaque em artigo de turismóloga

As festas religiosas e culturais de Sergipe foram tema de pesquisas de campo realizadas pela turismóloga da Secretaria de Estado do Turismo, Ivanda Cristina. A servidora também realizou pesquisas sobre o mesmo tema nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.

De acordo com a publicação, o Turismo Religioso, nos tempos atuais, é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo toda sua economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um destino turístico. "É através dele que o turista poderá adquirir novos conhecimentos por meio de suas manifestações religiosas, da sua arquitetura, de suas igrejas e dos museus sacros", disse.

Segundo a turismóloga, este tipo de turismo envolve um grande movimento de pessoas, que se deslocam de seu local de origem, motivados pela fé, para outros destinos permanecendo alguns dias, gerando assim renda local, pois esses turistas religiosos, romeiros e peregrinos são consumidores de bens e serviços. "O mais forte deste segmento prevalece o catolicismo. Existem outros atrativos que mobilizam milhares de pessoas através de outras religiões como a festa de Iemanjá, que acontece em diversas partes do Brasil atraindo milhares de turistas religiosos do mundo inteiro, visitas a terreiros de candomblé, umbanda e cultos evangélicos", explica.

Sergipe ainda foi destaque por conta da peregrinação do município de Divina Pastora, que acontece no 3º domingo de outubro e das festas religiosas. Vale ressaltar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que abrange as cidades de Propriá, Neópolis, Gararu e Aracaju, além da Festa de Senhor dos Passos, em São Cristóvão, que atrai romeiros de todo país.

Fonte:  Asscom Setur/Emsetur

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sergipe e os seus encantos são destaque no jornal A Tarde

Com enfoque em Sergipe e seus pontos turísticos, cidades históricas e festas populares características do povo sergipano, o jornal A Tarde, que circula no Estado da Bahia, destaca os encantos do estado. De acordo com o jornal, Sergipe é um estado único e com atrações sem igual, a começar pela bela e tranquila capital Aracaju que foi projetada para ter o formato de um tabuleiro de xadrez, sendo a segunda cidade planejada do Brasil.

Os atrativos da capital de Sergipe são enumerados pelo jornal, exemplo disso é toda a infraestrutura voltada para o lazer e turismo que existe na cidade de Aracaju como as quadras, pista de skate, lagos, parques infantis, diversas fontes luminosas além dos procurados bares e restaurantes que movimentam a noite da cidade. "Alguns dos atrativos turísticos que mais chamam atenção são os museus e Mercados além da imponente catedral Metropolitana de Aracaju que é dedicada à padroeira da cidade, Nossa senhora da Conceição. Na gastronomia, o caranguejo com vinagrete é muito procurado pelos turistas assim como os outros crustáceos, a carne do sol com pirão de leite e a feijoada com cozido de legumes e verduras", descreve a publicação.

O jornal fala sobre a festa de São João de Sergipe que é conhecido como um dos melhores do Nordeste e que a partir do mês de junho atrai turistas de todos os cantos do mundo com suas quadrilhas e espetáculos técnicos. O A tarde destacou também a beleza das praias, do pantanal de Pacatuba e de toda a natureza sergipana praticamente intocada do Litoral Norte, além dos ricos manguezais e dunas do Litoral Sul do estado, que guardam belíssimos visuais.

A publicação faz parte do plano de divulgação do destino Sergipe feito pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a escolha do jornal A Tarde foi porque o jornal circula na Bahia, principal polo emissor de turistas para Sergipe. Para Carlos Nascimento, diretor de marketing da Emsetur, Sergipe vai muito além de Aracaju. "O plano de mídia que foi divulgado no jornal A Tarde é uma ação para baixa estação e está inserido em um contexto bem maior de um plano que abrange também campanhas específicas para São João e campanhas para alta estação, com ele nós queremos mostrar que Sergipe vai muito além de Aracaju, Sergipe é um estado diverso", informou.

Fonte: Emsetur

segunda-feira, 26 de março de 2012

Governador Marcelo Déda se reúne com empresário e discute retomada da construção de resort

A previsão é que além de alavancar o turismo em Sergipe, o empreendimento gere cerca de 300 empregos inicialmente, sem contar a mão de obra, empregada na construção e 500 empregos indiretos

O governador Marcelo Déda, recebeu no final da tarde desta sexta-feira, 23, o presidente da GJP Participações e sócio da CVC, Guilherme Paulus e seus assessores, para tratar da construção de um resort do grupo, em Aracaju. Na reunião, que contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, Paulus apresentou o projeto do resort ao governador, que garantiu o apoio do Governo do Estado para a realização do empreendimento na Praia do Mosqueiro, contanto que o grupo se comprometa a estabelecer um prazo para concluir a construção.

 “O Governo do Estado continua apostando e apoiando a iniciativa e se coloca à disposição para viabilizar o empreendimento. Nós já esperamos muito e precisamos de um prazo factível para a realização do empreendimento, se não o governo se sente no direito de procurar outros parceiros. Estamos dando um voto de confiança à empresa, já que seu presidente disse que está disposto, em um curto espaço de tempo, apresentar o projeto básico e que, após a aprovação das licenças, iniciaria o empreendimento em um prazo de 90 dias”, argumentou o governador.

A preocupação do governador se justifica, uma vez que este é um antigo projeto que se encontrava parado há alguns anos. De acordo com Paulus, o novo projeto, que contará com 180 apartamentos, parque aquático, piscinas, restaurantes, centro de eventos, entre outros, tem como expectativa um investimento em torno de R$ 50 milhões e terá como público alvo a classe média brasileira, oferecendo aos turistas diárias, refeições (café da manhã, almoço e jantar) e bebidas.

Déda acrescentou ainda que o apoio do governo se dá em prol dos benefícios que um empreendimento deste porte trará para Sergipe, como destino turístico. “Se a empresa revelar interesse real em viabilizar o empreendimento será uma extraordinária notícia para o turismo sergipano e é um investimento que tem todas as condições de dinamizar o turismo no nosso estado, ajudando a fortalecer Aracaju como destino turístico e colocando, de forma definitiva, Sergipe no itinerário das grandes operadoras de turismo do Brasil”, concluiu.

“É uma parceria da GJP com o Estado, enquanto nós entramos com a outra parte do capital, trazendo vários benefícios para Aracaju e para o estado, como a geração de empregos. A previsão é que geremos cerca de 300 empregos inicialmente, sem contar a mão de obra, empregada na construção e uns 500 empregos indiretos. Vamos trazer turistas do Brasil todo, inclusive, quando estiver pronta a ampliação do aeroporto, com vôos internacionais, iremos trazer também argentinos e chilenos para cá, pois temos também escritórios na Argentina e no Chile”, explicou o empresário.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a construção do resort, além de dinamizar o turismo na capital, ao oferecer uma nova opção de atrativo aos visitantes abre uma nova fronteira para o desenvolvimento e para o progresso. “Esse resort , por sua localização estratégica, alia-se ao projeto turístico que tanto o Governo do Estado, quanto a prefeitura têm desenvolvido, tanto com a construção de pontes, como a Gilberto Amado [Estância-Indiaroba] e a Joel Silveira [Aracaju-Itaporanga], por parte do governo, como a Orla Pôr do Sol e de Aruana que a Prefeitura construiu, favorecendo o crescimento daquela região e fortalecendo o fluxo de turistas, que passarão a contar com um novo pólo turístico na capital”, destacou.

Fonte: Faxaju

quinta-feira, 22 de março de 2012

No UOL, Sergipe é destaque por suas belezas naturais

Neste último domingo (18), uma matéria sobre as belezas sergipanas foi postada no site da UOL.

As praias, manguezais, lagoas, rios, serras, cavernas e cânions que ficam entre Aracaju e Xingó, foram as principais atrações turísticas apresentadas na matéria, pontuadas como rotas perfeitas para a prática de esportes de aventura.
Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana, Areia Branca, Nossa Senhora Aparecida, nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco, foram os dez municípios citados como parte do principal roteiro turístico.

"Sem dúvidas, a principal atração é Cânion do Xingó, o quinto maior navegável do mundo. É um lindo passeio para se fazer de escuna ou catamarã. Em média, a duração dos passeios é de três horas. O trajeto é feito nas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o contraste entre os imensos paredões de pedra e as belas águas espelhadas do Rio São Francisco impressionam os visitantes", destacou a matéria.


Fonte: Ascom/Setur 
Foto: Francisco Jr