As festas religiosas e culturais de Sergipe foram tema de pesquisas de campo realizadas pela turismóloga da Secretaria de Estado do Turismo, Ivanda Cristina. A servidora também realizou pesquisas sobre o mesmo tema nos estados de São Paulo, Pernambuco e Bahia.
De acordo com a publicação, o Turismo Religioso, nos tempos atuais, é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo toda sua economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um destino turístico. "É através dele que o turista poderá adquirir novos conhecimentos por meio de suas manifestações religiosas, da sua arquitetura, de suas igrejas e dos museus sacros", disse.
Segundo a turismóloga, este tipo de turismo envolve um grande movimento de pessoas, que se deslocam de seu local de origem, motivados pela fé, para outros destinos permanecendo alguns dias, gerando assim renda local, pois esses turistas religiosos, romeiros e peregrinos são consumidores de bens e serviços. "O mais forte deste segmento prevalece o catolicismo. Existem outros atrativos que mobilizam milhares de pessoas através de outras religiões como a festa de Iemanjá, que acontece em diversas partes do Brasil atraindo milhares de turistas religiosos do mundo inteiro, visitas a terreiros de candomblé, umbanda e cultos evangélicos", explica.
Sergipe ainda foi destaque por conta da peregrinação do município de Divina Pastora, que acontece no 3º domingo de outubro e das festas religiosas. Vale ressaltar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que abrange as cidades de Propriá, Neópolis, Gararu e Aracaju, além da Festa de Senhor dos Passos, em São Cristóvão, que atrai romeiros de todo país.
Fonte: Asscom Setur/Emsetur
Fonte: Asscom Setur/Emsetur